Neste tempo favorável , o tempo de Quaresma, a Igreja nos convida a viver a espiritualidade da CF Ecumênica deste ano, que possui com tema Economia e Vida e como lema: "Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro" (Mt 6,24). O ecumenismo nos lembra que todos nós, que professamos Jesus Cristo como Filho de Deus, somos chamados a viver em unidade, em comunhão, pois somos membros da mesma cabeça: o Cristo. O próprio cartaz da CF nos aponta para um realidade presente a todos nós: o apego aos bens materias. Quantas vezes não fazemos dos bens os nossos "senhores" e a eles prestamos culto? São Paulo nos adverte: "Buscai as coisas do alto" (Cl 3,1) e não as coisas da terra. Contudo, não sejamos como os hipócritas buscando uma falsa pobreza. Neste sentido, santo Agostinho nos exorta: "Não abraceis a pobreza por amor à pobreza. Isso é miséria. Abraçai a pobreza por amor de vossa liberdade. Assim vos libertareis da ambição e estarei acima dos interesses mundanos".
O tempo de quaresma é sim, tempo favorável, pois a oração, a penitência e a caridade nos ajudam no processo de conversão pessoal, e a Igreja quer nos animar a conversão do desapego aos bens materiais. "Buscai o suficiente para vós e não queirais mais. Porque tudo que excede ao necessário oprime e não eleva, pesa e não honra", eis o que nos ensina Nosso Pai santo Agostinho.
Que possamos nós encontrar no Cristo, o verdadeiro e Semo bem, a fonte de todas as nossas necessidades, para que convertendo os nossos corações caminhemos estes 40 dias de Quaresma rumo a Páscoa da Ressurreição. Maria Santíssima, que despojou-se totalmente para ser a mãe do Salvador, nos ensine a trilhar nos caminhos da humildade e da ajuda aos mais necessitados. Amém.
Frei Rogerio Santana, OSA.