terça-feira, 24 de abril de 2012

A conversão de Agostinho

Neste dia, 24, recordamos a conversão de nosso pai santo Agostinho. Agostinho teve, ao longo de sua vida, muitas conversões: á filosofia, ao maniqueísmo, ao neoplatonismo, ao ceticismo filosófico e ao cristianismo ( 387). Ele não tinha vergonha de assumir seus erros e recomeçar a busca. Era humilde e buscava, antes de tudo, a verdade. Foi buscando-a que ele, deixou de ser um adolescente rebelde e tornou-se um enamorado da filosofia; foi tentando se aprofundar nesta verdade, que ele caiu nas malhas dos maniqueus; e foi buscando maior clareza de suas verdades, que deixou os maniqueus e caiu na rede do ceticismo. Passou de enamorado da verdade, para um cético ferrenho com relação a possibilidade de encontrá-la. Porém, aí não parou. Também descontentou-se com o ceticismo, percebeu-lhe as incoerências. E recomeçou a busca. Buscando com seu coração inquieto e angustiado, deu-se de encontro, ou melhor de reencontro com a fé cristã.  Deu-se conta de que sempre estivera com a verdade. E num verdadeiro momento de gozo e alegria confessou: “Tarde te amei, Beleza tão antiga e tão nova, tarde te amei! Eis que estavas dentro de mim, e eu lá fora, a te procurar! Eu, disforme, me atirava à beleza das formas que criaste. Estavas comigo, e eu não estava em ti. Retinham-me longe de ti aquilo que nem existiria se não existissem em Ti. Tu me chamaste, gritaste por mim, e venceste minha surdez. Brilhaste, e teu esplendor afugentou minha cegueira. Exalaste teu perfume, respirei-o, e suspiro por ti. Eu te saboreei, e agora tenho fome e sede de ti. Tocaste-me, e o desejo de tua paz me inflama”. ( Conf.X, 17)
Para nós agostinianos, sua história e herança espiritual nos dá o modelo do ser agostiniano.  Sua presença em nosso meio, por meio de seus escritos, jamais nos deixa esquecer a nossa meta: Deus e o encontro pessoal e comunitário com ele.
Sua vida foi, e nossa vida deve ser: uma busca intensa. Seu desejo básico era, e o nosso precisa ser: progredir sempre. Sua meta foi, e a nossa tem que ser: encontrar-se com a verdade. Sua luta: permanecer sempre nesta verdade. A conversão nos lembra que Deus age em nossa história. Não estamos sozinhos. A graça nos acompanha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário