Dos dias 4 a 7 de setembro, na chácara Tagaste, aconteceu o encontro vocacional Nacional, que reuniu 24 jovens candidatos ao ingresso à vida religiosa agostiniana. Este encontro foi especial pela presença de vocacionados de todas as partes do Brasil o que tornou o grupo muito agradável. A experiência partilhada pelos jovens foi positiva por conhecerem nossa vida, carisma e espiritualidade... Que o Senhor da messe continue a abençoar estes jovens dando força e perseverança em seu chamado para que se motivem a viver o ideal de vida agostiniana.
segunda-feira, 4 de outubro de 2010
Solenidade de Santo Agostinho – Comunidade Professório SP
Depois de semana vocaional, de modo especial pelo Ano de oração pelas Vocações, celebrar Santam Mônica e a Solenidade de Nosso Pai Santo Agostinho é a nossa grande alegria. A Comunidade Mãe do Bom Conselho marcou presença na Paróquia São Carlos Borromeu. Também foi dia do ingresso ao Postulantado de Fernando, Robison e Pedro. Depois do almoço festivo, a comunidade foi a um passeio comunitário no Aquário de São Paulo e no Monumento à Independência no Ipiranga.
Missão Agostiniana 2010 – MG
O conselho de formação agostiniana proporcionou aos jovens postulantes e professos mais uma experiência missionária. Desta vez o percurso foi longo! Fomos à região nordeste de Minas Gerais, na diocese de Teófilo Otoni. Divididos em cinco grupos, ficamos, portanto trabalhando em cinco cidades e distritos da região. A experiência foi riquíssima, partilhada posteriormente por todos. Nossa missão consistia em visitar a casa das famílias, animar a liturgia naquela semana, desenvolver alguma atividade com a juventude, especialmente no sentido vocacional. Conhecer aquela realidade, de muitas vezes muita pobreza, onde o sacerdote, quando pode vai à comunidade uma vez por mês, nos sensibilizou, e nos ensinou o que é ser missionário, ao levar uma mensagem da Palavra de Deus, um abraço, um gesto...
Confiram com algumas imagens.
domingo, 12 de setembro de 2010
Encontro Vocacional Regional em Curitiba - PR
Encontro Vocacional em Curitiba
Nos dias 21 e 22 de agosto, aconteceu no Seminário Santo Agostinho, mais um encontro vocacional da Ordem, a nível regional. Estiveram presentes jovens das cidades de Curitiba, Ponta Grossa e Maringá. O encontro contou com os acessores Fr. Rodrigo (Promotor vocacional), Fr. Maciel (Mestre de postulantes) e o Fr. Mauricio e as equipes de leigos da pastoral vocacional de Curitiba e Ponta Grossa. Foi o primeiro encontro vocacional regional deste segundo semestre. Estiveram presentes os seguintes vocacionados: Marcos e Bolivar de Ponta Grossa; Daniel de Maringá; Gilberto e Marcos de Pirai do Sul e o Roger e Guilherme de Curitiba.
domingo, 5 de setembro de 2010
Solenidade de Nosso pai Santo Agostinho
(Equipe de Liturgia, Fr. Maciel e seminaristas)
Neste domingo dia 29/08/2010 na Paróquia Nª Sª da Cabeça em Curitiba, foi celebrado a Solenidade de Nosso Pai Santo Agostinho. A Santa Missa foi presidida pelo Fr. Maciel Bueno (Mestre de Postulantes), juntamente com os seminaristas que servia o altar e com os integrantes da Pastoral vocacional agostiniana da paróquia. O Fr. Maciel destaca na homilia um pouco da história da conversão deste grande Santo, que no qual viveu uma vida de interioridade e de serviço a Igreja. O frei ainda na homilia nos relembra de que Santo Agostinho é um exemplo muito importante quando se trata de conversão, amor, verdade, interioridade e vida comunitária.
Em momento de Ação de Graças houve uma pequena encenação da história de Santo Agostinho encenada pela equipe da Pastoral Vocacional. Foi uma apresentação muito bonita e ao mesmo tempo emocionante.
Ainda em Ação de graças os seminaristas cantaram o Hino do Nosso Pai Santo Agostinho.
Logo após o termino da Santa Missa, houve um almoço com a Pastoral Vocacional e afiliados a Ordem no Seminário Santo Agostinho, foi uma tarde de confraternização e de degustar um delicioso churrasco gaúcho preparado pelo Adécio da PV.
“... só amo a ti, só teu quero ser, só a ti procuro, só a ti estou disposto a servir, pois só tu governas com justiça e sob tua direção quero me colocar. Manda e eu te peço. Ordena tudo o que quiseres...”
(Santo Agostinho em Sollilóquios, 1,4)
Hino a Nosso pai Santo Agostinho
Confraternização após a Missa.
(Freis, seminaristas, Pastoral Vocacional e Afiliados a Ordem)
sábado, 28 de agosto de 2010
“Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem do Rei Melquisedeque”. SL 110 [109]
Nesta segunda-feira 23/08/2010, com muita alegria e felicidade a paróquia Nossa Senhora da Cabeça em Curitiba-PR, teve a honra de comemorar juntamente com o Fr. Luiz Carlos Batista, seus dois anos de sacerdócio. A celebração foi presidida pelo mesmo que é vigário nesta paróquia e concelebrada pelo pároco Fr. Jesus Caballero. A igreja estava repleta de pessoas, representantes das pastorais e movimentos, representantes das comunidades e contava também com a presença dos seminaristas, que no qual o Fr. Luiz é o vice-mestre e ecônomo da comunidade do Seminário Santo Agostinho em Curitiba.
Foi uma celebração muito bonita e ao mesmo tempo emocionante. Foi uma missa surpresa, o Fr. Luiz não desconfiava de nada. Foi uma liturgia bem preparada. No momento de Ação de Graças à assembléia se emociona com a música “Tarde te Amei” dedicada ao frei. Nos olhos do nosso querido Frei Luiz percebíamos uma emoção e felicidades em ter o prazer de comemorar essa data. Na sua homilia o frei partilha um pouco de sua experiência de caminhada e estudos.
O Fr. Luiz é um grande exemplo para os jovens que desejam se consagrar a Deus na Vida Religiosa e no Sacerdócio. Ele na sua homilia destacou que sua vocação foi Tardia, mas o chamado de Deus é feito desde o ventre materno (Jeremias), na juventude (Virgem Maria) e na idade mais avançada (Izabel). O importante é que Deus chama em qualquer circunstância. O Frei Luiz foi presenteados por amigos e pelas comunidades, e logo após a Santa Missa, ouve uma confraternização que os paroquianos havia preparado no salão de uma das comunidades.
(João Carlos Bandeira, Seminarista Agostiniano)
quinta-feira, 3 de junho de 2010
Vocação do Frei Rodrigo Vieira, OSA.
“No ano de 2002 aconteceu em minha paróquia (Rolândia-PR) a Profissão Solene de um frei agostiniano. Naquele momento comecei a me perguntar sobre o sentido da vocação religiosa e sacerdotal. Senti um desejo de procurar conhecer um pouco mais sobre este estilo de seguimento. Porém, tive muitas incertezas diante de vários caminhos que se apresentavam a mim, um jovem de 15 anos. Depois de um discernimento pessoal, iniciei o acompanhamento vocacional e no ano de 2005 ingressei na comunidade religiosa. Em 2008, vim transferido para São Paulo fazer a etapa do noviciado. Ao término deste tempo professei os votos simples e, novamente, fui transferido de comunidade desta vez para o Professório Mãe do Bom Conselho. Hoje, no segundo ano de teologia, desenvolvo trabalhos na pastoral vocacional. Tenho a convicção de que a vocação agostiniana me realiza, me faz feliz e, principalmente, me ajuda a servir ao povo de Deus.”
Noviciado Argentina - Festa de Santa Rita de Cássia
A casa de formação Santa Mônica (noviciado agostiniano 2010) juntamente com a comunidade de Rosário - Argentina (Frei Pablo e o irmão Fr. Oscar) celebrou no último dia 22 de maio a Festa de SANTA RITA, onde aconteceram a novena e Missas durante os dias de Sábado e Domingo com benção das Rosas e do povo.
Durante as celebrações houve momento de encontro com Deus através do Sacramento da Reconciliação.
A procissão pelas ruas da comunidade teve uma grande participação tanto do povo de Deus, como também participação da polícia ajudando no trânsito e na seguridade de todos e tivemos a presença da banda da polícia animando a festividade.
O ponto central da festa foi a celebração da Santa Missa presidida pelo pároco Fr. Pablo, donde os fiéis puderam levar para casa uma rosa de Santa Rita abençoada. Foi um momento de grande alegria conhecer Rosário e poder participar com esse povo maravilhoso e acolhedor e com certeza esta experiência fortalece nossa vocação ao Serviço e ao Amor ao próximo.
Por Frei William Micheleto da Silva, OSA.
segunda-feira, 24 de maio de 2010
Depoimento Vocacional: Frei Antonino Fernandez, OSA.
Atendendo a um pedido que me fizeram e desejando prestar uma pequena colaboração em vista da celebração do Ano Vocacional Agostiniano, vou narrar alguns fatos relacionados com a minha vocação Agostiniana, esperando que sirvam como testemunho e estímulo para os novos vocacionados. Na história da minha vocação não há nada de especial ou extraordinário a não ser a própria vocação religiosa que, por si mesma, já é uma graça especial de Deus, que escolhe e chama a quem ele quer.
Meu nome é Antonino Fernandez, nasci no dia 16 de junho de 1928, numa pequena aldeia chamada Villamondrin de Rueda da Província de León na Espanha.
Meu nome é Antonino Fernandez, nasci no dia 16 de junho de 1928, numa pequena aldeia chamada Villamondrin de Rueda da Província de León na Espanha.
A minha vocação religiosa teve início no seio da própria família. Dentro dela surgiram diversas vocações, sendo duas de freiras que vivem fora da Espanha e cinco de sacerdotes primos irmãos; um deles sacerdote diocesano e quatro agostinianos, entre eles, o Pe. Mário que trabalhou durante algum tempo em Campinas e faleceu em Edéia (GO), vítima de acidente de automóvel. Meus pais eram profundamente religiosos. Seu maior desejo foi sempre ter um filho sacerdote. Na mesma semana em que nasci, recebi o sacramento do Batismo e no ano seguinte o sacramento da Crisma. Aos 6 anos de idade a minha mãe levou-me ao Santuário da Virgen del Camino, padroeira de León, para consagrar-me a ela. Aos 7 anos, recebi o sacramento da Eucaristia e tornei-me coroinha da Paróquia.
Durante a guerra espanhola (1936-39), o Pároco foi convocado para servir ao Exército e teve que deixar a Paróquia. Nesse período meu pai assumiu todas as atividades paroquiais que um leigo podia assumir naquele tempo. A minha vocação foi orientada para a Ordem Agostiniana através dos contatos vocacionais com os Padres Agostinianos do Colégio de León. A minha iniciação escolar e cursos básicos foi a partir dos 7 anos de idade em Villamondrin de Rueda.
No mês de outubro de 1940, com 12 anos de idade, ingressei no Seminário dos Padres Agostinianos de Calahorra (La Rioja) - Concluido o propedêutico, fiz o noviciado e o primeiro ano de Filosofia na cidade de Guernica. Depois voltei novamente para Calahorra, onde concluí os dois anos restantes de Filosofia e os quatro de Teologia. A Profissão simples ocorreu no mês de outubro de 1944 e a Profissão solene no mês de julho de 1949. Recebi o sacramento da Ordem Presbiteral no dia 24/06/1951 pela imposição das mãos do Bispo Dom Xavier Ochoa, Agostiniano Recoleto expulso da China pelos comunistas e que estava de passagem por Calahorra.
Em setembro do mesmo ano (1951), fui destinado juntamente com mais 9 Padres à Prelazia de Jataí (GO) no Brasil. Aqui tudo nos parecia estranho e diferente, a começar pela língua portuguesa; porém estávamos animados. Éramos muito jovens, eu era o “Benjamin” da turma, com apenas 23 anos de idade. Em Jataí não havia casa paroquial; hospedamos-nos com o Sr. Bispo numa casa tão pobre e humilde que só por brincadeira poderia chamar-se “Palácio Episcopal”.
A Paróquia de Jataí onde morei durante 9 anos era sede da Prelazia. A extensão da Paróquia era de 28.000 Km2 incluindo-se nesta área diversas comunidades, capelas e pequenos povoados - com enormes distâncias a percorrer e caminhos quase intransitáveis, os meios de transportes eram paradoxalmente o avião (teco-teco) e o cavalo até que alguns anos mais tarde conseguimos um jeep. No início do ano 1961 fiquei na cidade de Rio Verde como Vigário Paroquial e em 1963 fui transferido para Goiânia onde exerci o ministério como Vigário Paroquial e Pároco.
Entretanto, no ano de 1967, fui destinado à Paróquia de Campinas; e após um intervalo de 4 anos na Paróquia de São Carlos em São Paulo, novamente fui transferido para a Paróquia de Santo Antonio de Campinas, onde contínuo muito feliz tentando prestar meus serviços a esta comunidade maravilhosa.
Aqui recebi carinho, compreensão, tolerância e amor manifestados diariamente, mas especialmente nas celebrações de aniversário, Bodas de Prata, Bodas de Ouro, outorga de título de cidadão Campineiro etc. Após 59 anos de sacerdócio e 67 de vida religiosa na Ordem Agostiniana, gostaria de poder dizer como o Apóstolo São Paulo na 2ª Epístola a Timóteo 4, 7: “Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé”. Seria eu muito insensato se pretendesse identificar-me com essas palavras. Só posso dizer que, apesar de tudo...valeu a pena. Deus seja louvado!
Durante a guerra espanhola (1936-39), o Pároco foi convocado para servir ao Exército e teve que deixar a Paróquia. Nesse período meu pai assumiu todas as atividades paroquiais que um leigo podia assumir naquele tempo. A minha vocação foi orientada para a Ordem Agostiniana através dos contatos vocacionais com os Padres Agostinianos do Colégio de León. A minha iniciação escolar e cursos básicos foi a partir dos 7 anos de idade em Villamondrin de Rueda.
No mês de outubro de 1940, com 12 anos de idade, ingressei no Seminário dos Padres Agostinianos de Calahorra (La Rioja) - Concluido o propedêutico, fiz o noviciado e o primeiro ano de Filosofia na cidade de Guernica. Depois voltei novamente para Calahorra, onde concluí os dois anos restantes de Filosofia e os quatro de Teologia. A Profissão simples ocorreu no mês de outubro de 1944 e a Profissão solene no mês de julho de 1949. Recebi o sacramento da Ordem Presbiteral no dia 24/06/1951 pela imposição das mãos do Bispo Dom Xavier Ochoa, Agostiniano Recoleto expulso da China pelos comunistas e que estava de passagem por Calahorra.
Em setembro do mesmo ano (1951), fui destinado juntamente com mais 9 Padres à Prelazia de Jataí (GO) no Brasil. Aqui tudo nos parecia estranho e diferente, a começar pela língua portuguesa; porém estávamos animados. Éramos muito jovens, eu era o “Benjamin” da turma, com apenas 23 anos de idade. Em Jataí não havia casa paroquial; hospedamos-nos com o Sr. Bispo numa casa tão pobre e humilde que só por brincadeira poderia chamar-se “Palácio Episcopal”.
A Paróquia de Jataí onde morei durante 9 anos era sede da Prelazia. A extensão da Paróquia era de 28.000 Km2 incluindo-se nesta área diversas comunidades, capelas e pequenos povoados - com enormes distâncias a percorrer e caminhos quase intransitáveis, os meios de transportes eram paradoxalmente o avião (teco-teco) e o cavalo até que alguns anos mais tarde conseguimos um jeep. No início do ano 1961 fiquei na cidade de Rio Verde como Vigário Paroquial e em 1963 fui transferido para Goiânia onde exerci o ministério como Vigário Paroquial e Pároco.
Entretanto, no ano de 1967, fui destinado à Paróquia de Campinas; e após um intervalo de 4 anos na Paróquia de São Carlos em São Paulo, novamente fui transferido para a Paróquia de Santo Antonio de Campinas, onde contínuo muito feliz tentando prestar meus serviços a esta comunidade maravilhosa.
Aqui recebi carinho, compreensão, tolerância e amor manifestados diariamente, mas especialmente nas celebrações de aniversário, Bodas de Prata, Bodas de Ouro, outorga de título de cidadão Campineiro etc. Após 59 anos de sacerdócio e 67 de vida religiosa na Ordem Agostiniana, gostaria de poder dizer como o Apóstolo São Paulo na 2ª Epístola a Timóteo 4, 7: “Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé”. Seria eu muito insensato se pretendesse identificar-me com essas palavras. Só posso dizer que, apesar de tudo...valeu a pena. Deus seja louvado!
quinta-feira, 13 de maio de 2010
Convite! Ordenação Presbiteral
Oi, Caros Internautas,
Mais uma vez, a Federação Agostiniana do Brasil se alegra em convidá-los para participar da Celebração Eucarística de Ordenação Presbiteral do Frei Wilson Eduardo Soler Rodríguez, OSA; presidida pela Vossa Eminência Reverendíssima Dom Aldo Cavalli, Núncio Apostólico na Colômbia a realizar-se no dia 05 de junho de 2010, na Capela do Liceo de Cervantes, Bogotá (Colômbia). Contamos com a presença e oração de toda comunidade virtual e local. Enfim, aqueles que se sentem chamados a discernir, ou melhor, a descobrir sua vocação, podem entrar em contato conosco: http://www.osabrasil.org/.
Fraternalmente, Comunidade Agostiniana Mãe do Bom Conselho - São Paulo (SP) / Brasil.
Mais uma vez, a Federação Agostiniana do Brasil se alegra em convidá-los para participar da Celebração Eucarística de Ordenação Presbiteral do Frei Wilson Eduardo Soler Rodríguez, OSA; presidida pela Vossa Eminência Reverendíssima Dom Aldo Cavalli, Núncio Apostólico na Colômbia a realizar-se no dia 05 de junho de 2010, na Capela do Liceo de Cervantes, Bogotá (Colômbia). Contamos com a presença e oração de toda comunidade virtual e local. Enfim, aqueles que se sentem chamados a discernir, ou melhor, a descobrir sua vocação, podem entrar em contato conosco: http://www.osabrasil.org/.
Fraternalmente, Comunidade Agostiniana Mãe do Bom Conselho - São Paulo (SP) / Brasil.
quinta-feira, 6 de maio de 2010
Noviciado: Ano Vocacional
Ao começar este ano vocacional poderemos presenciar um modo totalmente diferente e ao mesmo tempo novo de conhecer a espiritualidade Agostiniana em todas as nossas Paróquias através de Encontros Vocacionais, Missas, Encontros de Jovens, Grupos Mães Mônica, Colégios, Obras Sociais e nas Missões.
O noviciado (Federação dos Agostinianos do Brasil e o Vicariato Santo Alonso de Orozco) Argentina-Buenos Aires estará em oração para que este ano vocacional seja para todos nossos jovens um jeito amável de poder conhecer os caminhos de Jesus com um discernimento através do Lema: “Quem para no caminho, retrocede... Ele te espera” e o Tema: “Aonde você vai?”
O noviciado (Federação dos Agostinianos do Brasil e o Vicariato Santo Alonso de Orozco) Argentina-Buenos Aires estará em oração para que este ano vocacional seja para todos nossos jovens um jeito amável de poder conhecer os caminhos de Jesus com um discernimento através do Lema: “Quem para no caminho, retrocede... Ele te espera” e o Tema: “Aonde você vai?”
“Al punto, com todas las veras del corazón abandonó toda ansia de medro terreno, sin buscar ya mujer, ni hijos de la carne, ni riquezas, ni honores de la tierra, sino que determinó servir a Dios con los suyos, anhelante por vivir y ser de aquella grey, a la que se dirige el Señor, al decir: No temáis, pequeño rebaño; porque a vuestro Padre le ha parecido bien daros el Reino. Vended vuestros bienes y dad limosna: haceos bolsas que no se desgasten y un tesoro que no os falle en los cielos”. (De la Vida de San Agustín escrita por San Posidio. Liturgia Agustiniana de la Horas – Conversión de San Agustín. P.46).
O mês de Abril para Ordem teve momentos importantes em Buenos Aires, onde os agostinianos e as agostinianas festejaram três momentos: primeiro, a Festa de Nossa Senhora do Bom Conselho, segundo, a Conversão de Nosso Pai Santo Agostinho e a entrada de nossa irmã Romina ao noviciado.
A vocação é esse chamado de Deus em nossa vida e aceitar este chamado é aceitar a Boa Notícia e doar-nos aos irmãos e irmãs. E para podermos encontrar Deus também neles.
“Vivam, pois, todos em união de alma e coração, e honrem uns aos outros a Deus, de quem foram feitos templos”. (Santo Agostinho. Regra I, 9).
Frei William Micheleto da Silva, OSA
A vocação é esse chamado de Deus em nossa vida e aceitar este chamado é aceitar a Boa Notícia e doar-nos aos irmãos e irmãs. E para podermos encontrar Deus também neles.
“Vivam, pois, todos em união de alma e coração, e honrem uns aos outros a Deus, de quem foram feitos templos”. (Santo Agostinho. Regra I, 9).
Frei William Micheleto da Silva, OSA
NOVICIADO ARGENTINA: Semana Santa
No mês de abril foi um momento de muita alegria para todos nós, que estivemos no norte da Argentina para Semana Santa na Paróquia de MOLINOS e aproximadamente 25 capelas onde o Frei Santiago (Pároco) e Frei Alfredo que são responsáveis por todas as comunidades.
Todos da casa de Formação Santa Mônica –Buenos Aires Capital- com muito entusiasmo participamos de algumas celebrações nestas comunidades. Fr. Cristiano e os noviços (Fr. Mário, Fr. Henrique, Fr. Jimmy e Fr. Micheleto) estivemos presente na Comunidade de “EL REFUGIO” e o Fr. Júlio e os postulantes (Álvaro e José) se encontraram na Comunidade de “LA PUERTA”.
Todos da casa de Formação Santa Mônica –Buenos Aires Capital- com muito entusiasmo participamos de algumas celebrações nestas comunidades. Fr. Cristiano e os noviços (Fr. Mário, Fr. Henrique, Fr. Jimmy e Fr. Micheleto) estivemos presente na Comunidade de “EL REFUGIO” e o Fr. Júlio e os postulantes (Álvaro e José) se encontraram na Comunidade de “LA PUERTA”.
Foi uma experiência muito enriquecedora para todos nós, por podermos encontrar conosco mesmo já que as atividades da Semana Santa acontecia somente a tarde. Durante toda parte da manhã aproveitávamos para fazer momentos de retiro e leituras espirituais e a noite era celebrada a Eucaristia juntamente com o povo. Durante os três dias que ficamos na comunidade conhecemos o seu jeito simples de viver e de uma fé bem grande pelas coisas Sagradas e pela pessoa do religioso, quando tratavam a todos nós como “padrecitos”.
No domingo de Páscoa voltamos para Molinos onde permanecemos por mais uma semana pudemos aprofundar mais com Fr. Santiago sobre “ORAÇÃO” em Santo Agostinho e a “HISTÓRIA DA PRELATURA DE CAFAYATE” com Fr. Alfredo. Conhecer esta outra realidade que é Molinos, foi e será com certeza um momento de muita reflexão para todos nós que vivemos o espírito Agostiniano de seguir a Jesus em todos os povos e poder levar Sua Palavra.
O encontro mais próximo que fizemos de Deus foi quando fomos até a cruz situada no pico da montanha que estava aproximadamente a quase 4.000m do nível do mar. Assim que chegamos podemos contemplar a maravilhosa paisagem das montanhas e do vale onde encontra-se Molinos.
Durante o percurso, o cansaço foi superado pela força de vontade de cada um de chegar ao objetivo final. E assim, conseguimos superar todos os obstáculos, subidas e descidas e momentos de falta de ar por causa da grande altitude. Porém quando chegamos tivemos um momento de agradecimento a Deus pela vida, vocação, serviço, entrega e amor.
E podemos concluir que a caminhada de nossa vida será sempre difícil, porém Deus estará sempre ao nosso lado nos fortalecendo, por isso seguimos todos juntos para esse AMOR que Jesus nos chama todos os dias.
Por Fr. William Micheleto da Silva, OSA (noviço)
quarta-feira, 5 de maio de 2010
Retiro e Assembléia da Federação
Os Frades da OSA-Federação reuniram-se no Centro de Convenções Santa Mônica em Guarulhos-SP dos dias 26 a 30 de Abril, onde realizaram o Retiro cujo pregador foi Dom Paulo, Bispo Emérito de Mogi das Cruzes-SP. No último dia (30) realizou-se a Assembléia da Federação com a participação da maioria dos Frades e dos Professos brasileiros, Frei Rodrigo e Frei Rogerio, que embora não têm direito a votos assistiram as decisões a respeito dos projetos da Federação.
Abertura do Ano Vocacional Agostiniano 2010
Na Festa da Conversão de Nosso Pai Santo Agostinho, a OSA-Federação deu abertura oficial ao Ano Vocacional através de celebrações em todas as comunidades e Paróquias.
No dia 25 de Abril, domingo, uma grande festa em celebração ao Jubileu de Ouro de Frei Francisco Xavier Misfud, osa (frade da Delegação de Malta) corou o início das atividades do Ano Vocacional na Paróquia Santa Rita de Cássia do Parque Novo Mundo, e nada melhor que celebrar 50 anos de sacerdócio de Frei Xavier para reavivar nossas vocações e incentivar tantas outras. Que Deus cumule de bençãos a vida de Frei Xavier e envie muitas e santas vocações a exemplo deste grande missinário maltes no Brasil.
terça-feira, 4 de maio de 2010
Testemunho Vocacional: Frei Maximiliano Ramírez, OSA.
Aos vinte anos, entre dúvidas e entusiasmos, animei-me a conversar com um frade agostiniano para contar-lhe sobre minha inquietude vocacional. Depois desta conversa, ele convidou-me a participar de um encontro vocacional. Durante este encontro, me perguntei várias vezes: “Tenho vocação à Vida Religiosa? Tomei coragem e decidi aceitar a proposta. Desde este momento até agora, já se passaram quatro anos, onde pude contar com a ajuda de vários irmãos para discernir e perseverar neste projeto que Deus tem para mim.”
ENCONTROS VOCACIONAIS osabrasil
Em prol da Abertura do Ano Vocacional Agostiniano 2010/2011, cujo lema “Quem para no caminho, retrocede... Ele te espera” (Santo Agostinho, Sermão, 306b, 1) e o tema: “Aonde você vai?”, as Equipes de Pastorais Vocacionais Agostinianas (EPVAS), desenvolvem trabalhos de acompanhamentos vocacionais aos diversos jovens que buscam conhecer um pouco mais do carisma agostiniano na Igreja.
O primeiro encontro vocacional regional, aconteceu entre os dias 06 e 07 de março, na Comunidade Agostiniana Mãe do Bom Conselho, na Vila Marina (SP). Já entre os dias 20 e 21 de março, realizou-se o segundo encontro, em São José do Rio Preto (SP).
Seguindo o exemplo da dinâmica vocacional, no dia 28 de março, foi a vez de Rolândia (PR). Sucessivamente, entre os dias 10 e 11 de abril, aconteceu o quatro encontro em Ponta Grossa (PR), na Paróquia Nossa Senhora do Pilar.
Enquanto isto, em Goiânia (GO), a Comunidade Agostiniana da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e do Colégio, realizava o último encontro regional, entre os dias 17 e 18 abril.
Enquanto isto, em Goiânia (GO), a Comunidade Agostiniana da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e do Colégio, realizava o último encontro regional, entre os dias 17 e 18 abril.
Dentres estes encontros, podemos destacar o engajamentos das equipes e dos jovens, os quais muitos estarão presentes no primeiro encontro nacional a realizar-se nos dias 30 de abril, 01 e 02 de maio, em São Paulo (SP).
Portanto, caríssimos jovens, desde já, sintam-se convidados a participar deste Ano Vocacional que foi aberto oficialmente no dia 24 de abril (festa de conversão de nosso pai, Santo Agostinho) e encerrar-se-á na mesma data em 2011.
Qualquer informação adicional procure-nos ou acesse nosso site: http://www.osabrasil.org/
quinta-feira, 29 de abril de 2010
Conviência Fraterna
No dia 13 de abril, a Comunidade Agostiniana Mãe do Bom Conselho (SP), a convite dos formandos Agostinianos Recoletos do Teologado Agostiniano Santa Mônica (SP), reuniu-se com a Comunidade Agostiniana dos Recoletos, da Ordem dos Agostinianos Recoletos (OAR), para intensificar os laços fraternais. Esta convivência fraterna foi marcada por uma celebração eucarística, momento de lazer, bate papo e partilha de experiências vocacionais. Estreitar os laços entre agostinianos nos fazem experimentar mais concretamente nosso carisma e espiritualidade.
terça-feira, 27 de abril de 2010
MISSÕES AGOSTINIANAS
No período da Semana Santa, entre os dias 02 e 04 de abril, aconteceu as santas Missões Agostinianas. A comunidade do Professório Mãe do Bom Conselho de São Paulo-SP, juntamente com a Comunidade do Postulantado Santo Agostinho de Curitiba-PR, fizeram-se presente no municipio de Reserva do Estado do Paraná.
Já os missionários Freis Edmárcio e José Florêncio, motivaram a comunidade de Bom Repouso (MG). Enquanto isto, Frei Sérgio Dias, marcava presença em Caçapava (SP). No mais, ao retornarem das atividades, os missionários partilharam a riqueza e gratidão destas experiências no meio do povo de Deus. Confira algumas imagens!
Assinar:
Postagens (Atom)